Proposta aprovada por deputados paranaenses intensifica ações de combate a proliferação do mosquito da dengue

Um projeto de lei foi aprovado pelo deputados estaduais e busca intensificar as ações de combate a proliferação do Aedes..

Juliana Goss - BandNews FM Curitiba - 28 de abril de 2020, 14:08

Dálie Felberg/ALEP
Dálie Felberg/ALEP

Um projeto de lei foi aprovado pelo deputados estaduais e busca intensificar as ações de combate a proliferação do Aedes aegypti.

A proposta prevê que proprietários de imóveis devem conservar quintais limpos, recolher qualquer objeto que possa acumular água e manter caixas d’água vedadas. Nos terrenos baldios, a remoção de entulhos que possam acumular água passa a ser obrigatória. Proprietários de laminadoras de pneus, borracharias, depósito de materiais, ferros velhos e similares devem manter os objetos secos, abrigados da chuva e atender as determinações emitidas pelos agentes de saúde.

O depósito a céu aberto de materiais só será permitido se não oferecer risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue. O projeto prevê ainda a realização de ações educativas e de mutirões de limpeza. O último boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde em 22 de abril revela que o Paraná já tem 128.405 casos confirmados da doença. São, no total, 203 cidades em epidemia e outras 30 em alerta.

Leia também: Concurso da PM não tem vagas para deficientes e desclassifica candidatos tatuados; MPPR pede correção no edital