Paraná é o estado do país com maior número de adoções internacionais

Felipe Harmata - BandNews FM Curitiba


O Paraná é o Estado com o maior número de adoções internacionais do Brasil. Segundo um levantamento da Polícia Federal, 69 adoções internacionais foram consolidadas no país em 2018. Deste total, 20 foram realizadas no Paraná. Os estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina ficaram com a segunda colocação, com 9 adoções cada um. O Rio de Janeiro, com 7 adoções, ficou em terceiro lugar.

A maioria das adoções, de acordo com informações da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), ocorreu para o continente europeu. França e Itália adotaram 16 crianças brasileiras. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), que faz parte da estrutura administrativa da Corregedoria-Geral da Justiça, é o setor responsável pelas adoções internacionais no Paraná.

Os pedidos de habilitação são analisados, conferidos e submetidos ao parecer técnico de uma equipe multidisciplinar. São submetidos, ainda, ao Ministério Público e, depois, à apreciação do Órgão Colegiado, formado por Desembargadores, Procuradores de Justiça, Juízes, Promotores, Médicos, Assistentes Sociais, Psicólogos, pela Coordenadoria Técnico-Administrativa da CEJA, e pelo Presidente do Tribunal.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="609125" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]