Frio chega de vez em Curitiba, mas tempo melhora em grande parte do Paraná

Vinicius Cordeiro

previsão tempo paraná tempestade frio


Depois das tempestades de granizo dos últimos dias, o Paraná terá uma queda nas temperaturas. Em Curitiba, por exemplo, a máxima não vai passar dos 20ºC no final de semana. Isso é causado por uma massa de ar polar que chegou ao Brasil, segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

Inclusive, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de ‘perigo potencial’ para o declínio das temperaturas em toda a região Sul, incluindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na noite desta sexta-feira (20) até a manhã deste sábado.

“A frente fria é o sistema que provoca chuva e estava parado aqui no Paraná. Atrás dessa frente, está essa massa de ar mais frio e, teoricamente, mais seco. As ondas de frio se formam na Antártida e no sul da Argentina. Ela já está atuando no Rio Grande do Sul, mas não conseguiu avançar pela frente que estava aqui”, explica ele.

“Para o curitibano, é frio, mas nada de geada ou algo do tipo. É um resfriamento, com temperaturas mais amenas”, conta ele.

Segundo o Simepar, a tendência é que o frio fique mais intenso. A estimativa para Palmas, no sul do estado, é que o termômetro fique nos 6ºC durante a semana.

Alerta das quedas de temperatura abrangem todo o Sul do país. Reprodução / Inmet

PREVISÃO DO TEMPO DO DOMINGO NO PARANÁ

No domingo, a expectativa é de céu aberto nas regiões Norte e Oeste do estado. Em Foz do Iguaçu, a máxima será de 30ºC, assim como Guaíra e Paranavaí.

Por outro lado, a região Sul terá maior índice de nebolusidade. Na capital, os termômetros devem variar entre 11ºC e 15ºC. O pior é que a mínima esperada na segunda-feira (23) seja de 6ºC.

previsão tempo paraná
Reprodução / Simepar

AVISOS DO INMET

O Inmet classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’.

Previous ArticleNext Article