Paraná tem 930 multas de infração ambiental em 2019; maioria é por desmatamento

Redação


190 municípios do Paraná já tiveram 930 autos de infração ambiental neste ano. 51% foram motivados por desmatamento irregular, mais frequentes no sul e no centro do estado e 18% por posse ilegal ou maus tratos a animais, sendo que foram 250 animais silvestres recuperados só na Grande Curitiba. Já 17% dos autos fora registrados por efluentes industriais e 5% por pesca fora de lugares permitidos por lei.

No total, foram resultados mais de R$ 5 milhões em multas. Os autos são aplicados pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

O número representa quase 40% de todo o ano passado, quando foram aplicados 2.570 autos de infração. As mudanças que elevam os números são o sistema de autuação e o registro de ocorrência por meio digital e uma relação mais estreita entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Força Verde.

“A fiscalização tem um cunho auxiliar fundamental, mas a principal necessidade é esse engajamento pela ação preventiva. Cuidado com meio ambiente é a base do desenvolvimento sustentável do futuro do Estado”, defende o Ivo Good, chefe da fiscalização do IAP.

Todos os processos administrativos referentes à infração ambiental pelo fiscal do IAP são encaminhados ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) para conhecimento. Assim, o órgão pode ou não ingressar com uma ação civil pública ou penal contra o infrator. Quando a ocorrência é atendida por policiais da Força Verde, os infratores são autuados tanto administrativamente como criminalmente, de forma imediata, seja por prisão em flagrante, termo circunstanciado ou informação imediata ao MP-PR.

O IAP e a Força Verde recebem denúncias pelos canais oficiais (0800 643 0304 e 181, ou ainda pelo e-mail denunciaambiental@pm.pr.gov.br) e também atuam ostensivamente no campo, para verificar problemas ou fiscalizar o cumprimento das decisões administrativas já tomadas.

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="617552" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]