Paraná já emitiu 30 mil carteiras de habilitação com QRCode

Francielly Azevedo


Desde  o dia 2 de maio, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começou a emitir Carteiras de Habilitação (CNH) com novo dispositivo de segurança, o QRCode. A mudança atende uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Até agora, foram entregues cerca de 30 mil carteiras, o que equivale a 5 mil CNHs por dia.

O novo modelo traz também mudanças na cor, marcas d’água, dois números de identificação nacional e o número de identificação estadual. “Junto aos demais dispositivos de segurança, o QR Code possibilita que a fiscalização confira a veracidade dos dados impressos no documento e os dados no registro nacional de habilitação, inibindo possíveis falsificações e adulterações”, analisa o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

 

Tecnologia

A utilização do QR Code será feita por meio de um aplicativo de celular, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). Com a leitura do código será possível ter acesso às informações do condutor, e a foto emitida na CNH, para comparação do documento impresso. O mecanismo tem como o objetivo facilitar o reconhecimento de CNH falsificada e pretende evitar a ação de estelionatários e demais criminosos.

A autarquia alerta que motoristas com documento dentro da validade, no modelo antigo, não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via. Todos os meses, o Detran Paraná emite cerca de 100 mil CNHs.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="430824" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]