Paraná já tem 90 mortes por gripe

Mariana Ohde


Subiu de 74 para 90 o número de mortes causadas pela gripe no Paraná – 83 delas pelo vírus H1N1. O momento é de alerta segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), especialmente por causa da queda nas temperaturas, que faz com que as pessoas passem mais tempo em locais fechados e pouco ventilados.

Foram registradas, ao todo, 668 ocorrências da doença no estado de janeiro até terça-feira (14). São 66 casos a mais do que o que constava no boletim da semana anterior. 93% das ocorrências confirmadas são referentes à contaminação pelo vírus H1N1, que já foi detectado em 22 Regionais de Saúde. Os dados preocupam, segundo a chefe do Centro de Epidemiologia da Sesa, Júlia Cordelini. “A gente tem a grande predominância do H1N1, que é um vírus que tem maior capacidade de multiplicação do que outros vírus respiratórios”, explica. Ela também afirma que, neste ano, o vírus começou a ser detectado mais cedo do que nos anos anteriores.

Com as baixas temperaturas registradas e com a aproximação do inverno, os cuidados pra evitar a gripe devem ser redobrados. “A lavagem da mão é importantíssima, por ser o grande veículo de transmissão deste vírus. Além disso, os ambientes precisam ficar ventilados porque a influenza é transmitira pela respiração. Ao tossir, falar, espirrar, as pessoas podem emitir gotículas que atingem outras pessoas”, afirma, explicando a cadeia de transmissão.

Os profissionais de saúde também devem estar atentos durante a assistência aos pacientes, principalmente doentes crônicos e idosos. “Se eles tiverem uma piora no quadro respiratórios, de uma síndrome gripal, com febre alta, dificuldade para respirar, até dificuldade para andar – alguns idosos têm dor muscular e às vezes não sabem dizer o que é – essas pessoas precisam procurar rapidamente os serviços de saúde e o profissional precisa entrar, dentro das primeiras 48 horas, com o Tamilfu, para diminuir a varga de vírus no organismo dessas pessoas”, explica.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal