Paraná lança campanha do “Maio Amarelo” para reduzir mortes no trânsito

Vinicius Cordeiro


A campanha Maio Amarelo foi lançada pelo governo do Paraná nesta quinta-feira (2), no auditório da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a presença do vice-governador Darci Piana, o tema deste ano é: “Maio Amarelo – no trânsito, o sentido é a vida” e pretende diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida.

Lançado em 2014, o mês da conscientização acontece em 27 país e 423 cidades diferentes a partir da “Década de Ações para segurança no Trânsito”, ação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mortes no trânsito em todo o mundo.

O Maio Amarelo no estado envolve o Comitê Trânsito Seguro, que reúne Detran-Paraná, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), PRF, secretarias municipais de trânsito e o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Vão ocorrer palestras, blitzes educativas e fiscalização em todos os municípios paranaenses, com atividades por áreas específicas – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. As ações se encerrarão com o 7.º Fórum de Mobilidade Urbana, nos dias 30 e 31, no Parque Barigui, em Curitiba.

DADOS

No Paraná, o número de acidentes de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338.

A preocupação maior é com os motos e bicicletas. Foram 680 mortes de motoqueiros em 2018, um número 3% maior que em 2017 (659). Já no caso os ciclistas, o número de óbitos cresceu de 98 para 144 entre os últimos anos, registrando um aumento de 47%.

Segundo os últimos dados levantados pelo Ministério da Saúde, em 2016, foram registradas 37.345 mortes por acidentes de trânsito. Já um estudo do Sistema Único de Saúde (SUS) aponta que cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas do trânsito.

LEIA TAMBÉM

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="617227" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]