Paraná recebe mais 39,6 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira

Redação

Butantan entregou 24,6 milhões de doses das vacinas coronavac ao ministério da saúde

O Paraná recebeu mais 39,6 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira (25). Esse é o terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 que chega ao estado.

A Secretaria de Estado da Saúde deve utilizar essas vacinas para continuar a imunização dos profissionais da saúde e outros trabalhadores que estejam em funções de combate à Covid-19.

O órgão estadual aponta que todos os 12.224 idosos residentes em instituições de longa permanência como asilos e casas de repouso, assim como os 10.565 indígenas que moram em terras demarcadas já receberam a primeira dose da vacina.

As estimativas da Secretaria apontam que 303 mil profissionais da saúde devem receber a vacina no Paraná, sendo que esse novo lote deve ser encaminhado para as 22 Regionais de Saúde a partir desta terça-feira (26).

“Insistimos com os municípios para que priorizem essas pessoas, que precisamos vacinar logo. Temos de fazer com que todas as doses cheguem aos profissionais envolvidos. Gente que trabalha em hospitais, no Siate e no Samu e estão diretamente no atendimento da doença. Essas doses de agora vão ajudar a fazer andar um pouco mais essa fila”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O secretário espera que o Ministério da Saúde deva disponibilizar mais um lote com 194,5 mil vacinas da CoronaVac até o fim de janeiro, equivalente a 5% da divisão nacional do montante.

“É uma parte porque se trata do que o Butantan tem em estoque neste momento. Conforme forem envasando mais doses, outras chegarão ao Paraná. Aí sim, serviria para imunizar todos esses profissionais que estão há mais de dez meses guerreando com o vírus”, finalizou Beto Preto.

O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 segue as regras estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização. Após a imunização dos grupos prioritários, a ordem de prioridade prevê idosos com 80 anos ou mais, seguidos por entre os de 75 e 79 anos e por último os de 60 e 64 anos.

A previsão da Secretaria é que 4.019.115 pessoas sejam vacinadas nos 399 municípios do Paraná até maio deste ano.

LEIA MAIS: Chuvas do final de semana afetaram mais de 60 mil pessoas, diz Defesa Civil

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="741352" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]