Paraná está a 20 dias de sair do estado de surto do sarampo

Redação

Paraná está a 20 dias de sair do estado de surto do sarampo

O Paraná precisa de mais 20 dias sem registrar novos casos de sarampo para oficialmente deixar o estado de surto da doença.

Segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) nesta sexta-feira (3), o estado não tem novos casos da doença nos últimos 70 dias.

Foram registrados nessa semana mais 296 casos confirmados, sendo que todos são amostras colhidas em períodos anteriores aos últimos 70 dias;

Dessa forma, desde agosto de 2019 foram registrados 3.357 casos de sarampo em todo Paraná, sendo que nenhuma vítima veio a óbito pela doença nesse ciclo.

VACINA CONTRA SARAMPO DISPONÍVEL EM TODO ESTADO

A única forma de se resguardar contra o sarampo é por meio da imunização contra essa doença. Organizada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação começou no mês de fevereiro e atualmente está focada na faixa etária de 20 a 49 anos.

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da campanha nacional de vacinação de 30 de junho até 31 de agosto para pessoas entre 20 e 49 anos.

“Nossa recomendação é para que estes adultos busquem a vacina. Neste momento, em que enfrentamos a pandemia da Covid-19, é importante que a população-alvo esteja imunizada. O sarampo é uma infecção grave, porém pode ser evitada com a vacina”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O sarampo é uma doença contagiosa, sendo que é possível que uma pessoa transmita para outros 18 indivíduos por meio da tosse, espirro, fala e ao respirar.

São alguns dos sintomas do sarampo a  febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), sendo que alguns casos podem apresentar cefaleia, indisposição e diarreia.

Previous ArticleNext Article