Paraná completa seis semanas sem novos casos de sarampo

Redação

sarampo, paraná, casos confirmados, vacina, imunização, curitiba, região metropolitana, campanha, boletim, boletim epidemiológico, infecção, contágio, sintomas, doença - creative commons

Novos casos de sarampo não tem sido registrados no Paraná há seis semanas, segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta quinta-feira (4).

Todos os 11 registros apontados nesse boletim estavam sendo analisados pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) e foram colhidos em períodos anteriores.

Desde agosto de 2019, foram registrados 1.176 casos confirmados e 3.427 notificações para o sarampo. Nesse ciclo nenhum paciente veio a óbito no estado.

“O vírus do sarampo ainda circula no Paraná, precisamos de 90 dias sem novos registros para que o Estado saia da situação de surto. Para isso, é preciso vacinar o maior número de pessoas possível, mesmo com várias semanas sem novos casos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

VACINA CONTRA SARAMPO DISPONÍVEL EM TODO ESTADO

A única forma de se resguardar contra o sarampo é por meio da imunização contra essa doença. Organizada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação começou no mês de fevereiro e atualmente está focada na faixa etária de 20 a 49 anos.

O sarampo é uma doença contagiosa, sendo que é possível que uma pessoa transmita para outros 18 indivíduos por meio da tosse, espirro, fala e ao respirar.

São alguns dos sintomas do sarampo a  febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), sendo que alguns casos podem apresentar cefaleia, indisposição e diarreia.

Previous ArticleNext Article