Paraná tem mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher todos os meses

BandNews FM Curitiba

Paraná violência doméstica mulher

Mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Nos primeiros seis meses de 2021, foram 27.881 ocorrências no estado, ou, uma média de 4.646 todos os meses. O aumento é de 1% nos registros, na comparação com o mesmo período do ano passado, com 27.622 ocorrências. Em 2021, o número de pessoas detidas por este crime no estado foi de 3.968, entre casos de flagrante, cumprimento de mandado de prisão ou apreensão de menor. No entanto, para a Polícia Civil, não é possível saber a causa do aumento.

A delegada Emanuele Maria de Oliveira Siqueira, da Delegacia da Mulher, considera que os números podem ser resultado de mais crimes cometidos ou, ainda, podem apontar que as vítimas têm criado coragem para denunciar.

Apesar disso, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o número de denúncias caiu 38,7% no primeiro semestre de 2021, em comparação com o primeiro semestre de 2020.

Violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral

Apesar da agressão física ser a mais conhecida, existem outras formas de violência contra a mulher, previstas na Lei Maria da Penha. São elas: violência física (conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal); psicológica (que cause dano emocional e diminuição da autoestima);  sexual (que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada); violência patrimonial (que configure a retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos); e violência moral (configure calúnia, difamação ou injúria).

Quando alguém presenciar ou sofrer situações de violência doméstica, pode entrar em contato com a Central de Denúncias 181, pelo telefone ou pelo site: www.181.pr.gov.br. Não é necessário se identificar.

 

Previous ArticleNext Article
em 20 minutos tudo pode mudar
[post_explorer post_id="781842" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]