Paraná terá escritório de inteligência inspirado em padrão norte-americano

Redação

paraná ratinho junior moro

O Paraná deve implementar nos próximos meses o primeiro escritório de inteligência integrado na fronteira de Foz do Iguaçu. A iniciativa é batizada de ‘Projeto Fusion’ e, segundo o Governo, é inspirada na estrutura do governo norte-americano que integra forças de segurança de diversos níveis (local, estadual e federal).

O governador do Paraná, Ratinho Junior, recebeu o ministro Sergio Moro no Palácio Iguaçu nesta segunda-feira (16). Os dois conversaram sobre o tema. Vale lembrar que o Brasil vai superando recorde na apreensão de drogas em 2019.

O Executivo prevê que o projeto comece as atividades até o fim do ano. O escritório vai funcionar em uma área do Parque Tecnológico de Itaipu por cinco anos. A hidrelétrica vai bancar os custos iniciais, de R$ 3 milhões. Depois será erguido um prédio para tornar o projeto definitivo.

Pelo menos 16 instituições devem trabalhar na implementação do novo projeto de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF – antigo Coaf), Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, entre outros.

O escritório deve abrigar um núcleo do Centro Integrado de Inteligência, inaugurado neste ano em Curitiba, que tem o objetivo de auxiliar investigações e produzir conhecimento sobre os três Estados do Sul. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado numa região de tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

ATIVIDADES 

Além de apoio operacional para as ações fronteiriças, o Fusion Center também auxiliará nas investigações que estão em andamento em todo o país, principalmente de combate ao tráfico de drogas e armas, além da desarticulação de organizações criminosas. A experiência norte-americana surgiu depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

A gestão do Fusion Center será feita pela Polícia Federal, para que o escritório possa fazer acordos de cooperação internacional com os países vizinhos.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="658054" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]