Frio dá trégua até o fim de semana

Mariana Ohde


Depois de um início de inverno com temperaturas baixas, o Paraná terá uma “folga” nesta semana. A previsão, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), é de tempo firme na maior parte do estado e temperaturas um pouco mais elevadas até quinta-feira (14). As mínimas ficam acima de 10ºC e o sol aparece com frequência, com risco de chuvas leves em algumas regiões isoladas, especialmente no sul do estado. A chuva mais intensa está prevista para sexta-feira (15), quando as temperaturas devem voltar a cair.

Nesta segunda-feira (11), na maioria das regiões, o sol predomina e as temperaturas ficam elevadas, entre 15ºC e 25ºC. No norte, a umidade do ar fica baixa e no sul há condição para chuvas isoladas e rápidas nas cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina. Na terça-feira (12), áreas de instabilidade que se desenvolvem sobre o Paraguai avançam em direção ao oeste, sudoeste e sul do Paraná, com previsão de pancadas de chuvas isoladas e, em alguns momentos, acompanhadas de descargas elétricas. Nas demais regiões do estado, o ar mais seco segue presente mantendo o tempo estável e com temperaturas elevadas entre os setores noroeste e norte.

Temperaturas

Na região de Curitiba, as temperaturas mínimas devem variar entre 12ºC e 14ºC e as máximas entre 22ºC e 24ºC. Há possibilidade de chuvas no fim da tarde, especialmente na terça-feira (12) e no final da semana, quando uma nova frente chega à região. No norte e noroeste do estado, o tempo fica seco e as temperaturas mais altas, com predomínio de sol. Em Paranavaí, a temperatura máxima pode chegar a 30º C na quarta-feira (13). No sul e sudoeste, o tempo fica encoberto na maior parte da semana. Na região próxima à fronteira com Santa Catarina, as chuvas devem acontecer com mais frequência. A frente fria que avança em direção ao estado e deve derrubar as temperaturas chega, primeiro, nestas cidades. Na sexta-feira (12), a chuva atinge todo o estado e o frio aumenta. Há a possibilidade de as temperaturas ficarem próximas dos 0ºC no final de semana e algumas cidades podem registrar geadas.

 

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal