Paraná terá toque de recolher das 23h às 05h contra Covid-19

Jorge de Sousa

Paraná terá toque de recolher das 23h às 05h contra Covid-19

O Governo do Paraná sancionou nesta terça-feira (1), o decreto 6.284/2020, que prevê um toque de recolher das 23h às 5h pelos próximos 15 dias, em todos os municípios do estado.

A medida foi tomada como forma de contenção ao aumento dos casos da Covid-19 no estado. Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados novos 5.221 casos e 61 mortes pela doença.

Caberá a Polícia Militar do Paraná a fiscalização do cumprimento do toque de recolher, que já será aplicado nesta quarta-feira (2). Apenas profissionais de saúde e de atividades de segurança estarão isentos de cumprir esse regramento.

“Precisamos deste toque de recolher para quebrar a velocidade de transmissão do vírus. Quem pode, precisa respeitar o isolamento e o distanciamento social. É a medida para que possamos ter um Natal mais calmo. Neste momento o ritmo abertura de leitos no Estado, seja de UTI ou de enfermaria, não consegue mais acompanhar a velocidade dos casos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nos últimos 14 dias, o Paraná registrou um aumento de 23,9% na média móvel de casos e 6,2% nos óbitos pela Covid-19. Esses números apresentam uma média de 2.635 ocorrências e 24 mortes diárias pelo vírus.

Nesta terça-feira, a macrorregião Leste, que contempla Curitiba e Região Metropolitana e o Litoral, apresentou a maior taxa de lotação de leitos de UTI no Paraná, com 91% de ocupação. A média estadual está em 84%.

“É difícil falar para as pessoas permanecerem em casa depois de nove meses de pandemia. Mas precisamos com urgência tentar mais uma vez o isolamento social, uso de máscara e principalmente o distanciamento”, finalizou o secretário.

LEIA MAIS: Vacinação contra a Covid-19 vai começar com profissionais de saúde, idosos e indígenas

Previous ArticleNext Article