
Bazar dos Amigos do HC tem roupas de marca a partir de R$ 3
Redação
29 de novembro de 2021, 14:28
Para conter um possível avanço da Covid-19, as cidades de Paranaguá e Antonina no Litoral do estado, cancelaram as festi..
Redação - 29 de novembro de 2021, 15:38
Para conter um possível avanço da Covid-19, as cidades de Paranaguá e Antonina no Litoral do estado, cancelaram as festividades de Carnaval em 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelas prefeituras dos municípios. A festa popular, uma das principais dentro do calendário nacional, acontece de 25 de fevereiro à dois de março.
Embora Paranaguá conte com situações favoráveis no controle da Covid-19, a medida preventiva visa resguardar a população e prevenir possíveis retrocessos no enfrentamento da pandemia, segundo o prefeito Marcelo Roque.
“O retorno precisa ser gradual e com responsabilidade. Não temos motivos para comemorar, estamos começando a sair de uma situação difícil acarretada pelo que vivemos nos últimos dois anos. O momento deve ser de reflexão e cuidado, e mais para frente, vamos comemorar juntos“, afirmou o prefeito.
O Carnaval de Paranaguá é um dos mais tradicionais do estado, com desfile de escolas de samba e blocos de rua, e atrai milhares de visitantes à cidade. Além do Carnaval 2022, a prefeitura também confirmou o cancelamento do tradicional Show da Virada na Praça de Eventos Mário Roque.
Na mesma esteira, a prefeitura de Antonina também confirmou nesta segunda-feira (29) o cancelamento do Carnaval 2022, por falta de condições sanitárias favoráreis. "O momento ainda requer cautela e não é possível ter um ambiente sanitário controlado com o ingresso de aproximadamente 60mil pessoas que Antonina recebe nos cinco dias de carnaval", ponderou a administração municipal.
De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) hoje (29), as cidades do Litoral paranaense registraram 1.178 mortes e 43.792 casos confirmados de covid-19.
Município mais populoso da região, Paranaguá lidera as estatísticas da doença, com 567 mortes e 24.659 diagnósticos positivos. Antonina, por sua vez, registrou 73 mortes e 2.655 casos confirmados neste período de pandemia.
Embora as festividades de Carnaval estejam canceladas em Paranaguá, ainda não está claro se o mesmo ocorrerá nos demais municípios do Litoral do Paraná. No início do mês, a prefeitura de Guaratuba abriu licitações para as festas de Réveillon e Carnaval. As atividades também devem ser mantidas em Matinhos.
Juntas, as licitações de Guaratuba para fogos de artifício, segurança, banheiros químicos e abadás ultrapassam a casa de R$ 1 milhão. “Nós estamos preocupados sim, mas eu sou bastante otimista em relação a isso e estou atento a esses eventos menores que estamos fazendo. Eu não posso esperar caírem todas as restrições para organizar”, justificou o prefeito Roberto Justus à época.
Ainda não há definição sobre a programação de Carnaval para Morretes e Pontal do Paraná .