Paranaguá, Matinhos e Antonina terão barreiras sanitárias neste final de semana

William Bittar - CBN Curitiba


Apenas três municípios do litoral do Paraná terão barreiras sanitárias neste final de semana. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (11), durante uma reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa).

As barreiras serão instaladas ainda nesta sexta-feira para evitar a ida de turistas a estas cidades como forma de impedir a transmissão da Covid-19.

Conforme a reunião, as barreiras serão instaladas nas entradas dos municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá. Por outro lado, as cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba não impedirão a ida das pessoas às praias.

Em maio, a Justiça autorizou a implantação das barreiras em três rodovias que dão acesso às praias do Paraná, justamente, para evitar maior transmissão do novo coronavírus. As barreiras podem ser instaladas às sextas, sábados e domingos, além de feriados.

Em entrevista à CBN Curitiba, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, que também é o presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), informou que durante a bandeira vermelha em Curitiba e na Região Metropolitana, as barreiras sanitárias eram realizadas todos os dias no litoral.

“Cada decreto que se tem da Capital e da RMC nós fazemos a barreira sanitária para que as pessoas não venham para cá. E isso ajuda muito a diminuir a circulação de pessoas no litoral e ajuda também a diminuir o vírus dentro da nossa cidade. Nós estamos em um momento de estabilidade, no número de casos e de óbitos também, mas os números ainda são altos.”

Nesta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Paranaguá, único com leitos exclusivos para Covid-19, no litoral, estava com os leitos UTI SUS com lotação máxima. Já os leitos de enfermaria estavam com ocupação de 97%, segundo o boletim Covid-19 divulgado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que engloba todos os sete municípios do litoral, registrou até esta quinta-feira, 35.457 casos e 883 mortes pela doença. Do total de casos confirmados, 18.718 já são considerados recuperados.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="769536" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]