
Antonina se prepara para receber turistas no Carnaval
Simone Giacometti
01 de março de 2019, 00:28
O mês de março começa com boas opções de lazer no Parque Estadual de Vila Velha. O Parque, que geralmente está fechado p..
Redação - 01 de março de 2019, 07:30
O mês de março começa com boas opções de lazer no Parque Estadual de Vila Velha. O Parque, que geralmente está fechado para manutenção nas terças-feiras, abrirá todos os dias a partir do dia 1º ao dia 10, das 8h30 às 15h30, podendo fechar antes se atingir a capacidade máxima.
É uma opção de lazer para o público que deseja contemplar a natureza e curtir aventuras em meio aos Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. Os passeios são promovidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em conjunto com guias e condutores de ecoturismo.
Outras opções também são oferecidas no Parque durante o mês de março – os passeios especiais. Os passeios começam com a Caminhada Noturna da Lua Nova na sexta (8) e se estendem durante todo o mês. Outras atrações são a Caminhada Noturna da Lua Cheia, a Trilha da Fortaleza e Cicloturismo.
Cada passeio precisa ser previamente agendado por e-mail ou telefone e pode ser cancelado se o clima não estiver favorável ou se não houver o número mínimo de inscritos (25 pessoas). Nesses casos, os participantes são comunicados por telefone com até três horas de antecedência.
CAMINHADAS NOTURNAS
Acontecem em noites de lua cheia e lua nova. O trajeto de seis quilômetros na região dos Arenitos é recomendado aos que gostam de observar astros e para quem quer conhecer os Arenitos de uma maneira diferente. A idade mínima é de 10 anos.
TRILHA DA FORTALEZA
O trajeto de 16 quilômetros percorre as áreas conservadas do parque, dos Arenitos às Furnas. A caminhada leva cerca de seis horas e acontece entre a vegetação nativa dos Campos Gerais, bosques de Matas de Araucárias e formações geológicas.
O passeio é recomendado para amantes de caminhadas em meio à natureza. É necessário chegar ao parque meia hora antes do trajeto para preparação da caminhada. A idade mínima é de 14 anos.
CICLOTURISMO
Passeio pelas estradas internas do Parque para contemplação da natureza. O percurso tem 21 quilômetros. Inicia no Centro de Visitantes e passa pelos três atrativos: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. A idade mínima é de 14 anos.