Parque do Palmito é criado em Paranaguá

Narley Resende


Metro Jornal Curitiba 

Dois decretos assinados ontem pelo governador Beto Richa triplicam duas áreas de conservação no litoral do Paraná. A Floresta do Palmito foi transforma da em Parque Estadual do Palmito e a área da Estação Ecológica Guaraguaçu foi ampliada. Ambas tiveram aumento de áreas, que passaram, somadas, de 1,86 mil para 6,51 mil hectares.

Até agora, o parque estava na categoria de floresta, pela qual era permitido o uso sustentável – ou seja, era possível conciliar a conservação do meio ambiente com o uso de recursos naturais existentes. Com a mudança para parque estadual a unidade se torna área de proteção integral, sendo permitido, apenas, o uso indireto dos seus recursos naturais, como em pesquisas científicas e no turismo ecológico, por exemplo.

Já Estação Ecológica de Guaraguaçu teve sua área de conservação ampliada 1,34 mil 4,73 mil hectares. A unidade foi criada em 1992 e protege florestas de terras baixas, de restingas, manguezais e áreas com a árvore caxeta – espécie típica da faixa litorânea.

Lazer

A Floresta Estadual do Palmito, agora transformada em Parque Estadual, foi criada em junho de 1998 para diminuir a exploração ilegal e predatória do palmito juçara. O local é aberto ao público, às margens da PR-407, e a principal atração do local são as trilhas, uma delas com 6,5 km.

Projeto preocupa ambientalistas

A proposta de construção da faixa de infraestrutura em Pontal do Paraná (uma via de 23 quilômetros de extensão e 60 metros de largura) entre a rodovia PR-407 (próximo do posto da Polícia Rodoviária Estadual) até a região de Ponta do Poço, zona portuária de Pontal do Paraná, preocupa ambientalistas. Eles alertam que a rota está em uma das últimas áreas de mata preservadas no litoral. Já foram feitas duas audiências públicas e as licenças ambientais são avaliadas pelo IAP.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="435561" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]