Parque Estadual Vila Velha é concedido à iniciativa privada por 30 anos

Redação

PontaGrossa_ParqueEstadualVila-Velha_FotoJoel-Rocha

O Parque Vila Velha foi concedido a empresa Eco Parques do Brasil S/A, após assinatura do contrato pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, nesta quarta-feira (19). A companhia terá 30 dias para assumir as atividades, sendo que a administração da área em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, será feita pelos próximos 30 anos.

A Eco Parques do Brasil S/A irá investir em serviços de visitação, turismo sustentável e também recreação aos visitantes. Já a gestão ambiental do parque segue como responsabilidade do Governo do Paraná, por meio do IAT (Instituto Água e Terra).

O acordo prevê que a Eco Parques do Brasil S/A irá investir R$ 15 milhões na infraestrutura do parque, além de repassar 15,2% da receita bruta operacional aos cofres públicos do estado.

“Estamos colocando Vila Velha entre os destinos mais importantes do mundo. A iniciativa privada fará o investimento em infraestrutura, com a participação do Estado na gestão ambiental. Esse modelo faz Ponta Grossa dar um salto. É um passo gigante em prol do turismo, nos moldes da gestão das Cataratas do Iguaçu, que bate recorde de visitantes todos os anos”, explicou o governador.

O Governo do Paraná também se comprometeu a realizar investimentos em infraestrutura para facilitar a chegada de turistas ao local. Um exemplo é a nova conexão aérea de Ponta Grossa com os municípios de São Paulo e Foz do Iguaçu, por meio de conexão no voo entre as cidades.

ECOTURISMO SERÁ O FOCO EM VILA VELHA

O planejamento da Eco Parques do Brasil S/A é implantar diversas atividades para os visitantes, entre elas campo de desafio, balonismo, arvorismo, tirolesa, caiaque, stand up paddle, pedalinho, snorkeling, mountain bike. Além desses espaços, também serão criadas lanchonetes, centro interativos e loja de conveniência.

Outro foco será a implantação de hospedagens como camping, glamping e motorhome, além do aluguel de bicicletas elétricas para os turistas. Segundo o Ministério do Turismo, o ecoturismo atrai 10% do turismo mundial anualmente.

Previous ArticleNext Article