Passado o temporal, 120 mil residências ainda estão sem luz

Francielly Azevedo


Até o fim da manhã desta sexta-feira (19), cerca de 120 mil unidades consumidoras seguem sem energia no Paraná. De acordo com a Copel, a maior parte das residências sem luz está localizada na região noroeste. A pane acontece em decorrência dos fortes temporais que atingiram o estado entre estas quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

Nesta quinta-feira, cerca de 500 mil residências chegaram a ficar sem luz no Paraná. Principalmente na regiões norte e noroeste, onde as chuvas causaram mais estragos.

Ainda conforme a Copel, na região Noroeste, que concentra a maior parte dos desligamentos, cerca de 45 mil unidades consumidoras seguem sem energia. Este número era de 172 mil na noite de quinta-feira. Foram pelo menos 49 postes quebrados. A companhia informa que, neste momento, equipes inspecionam as fontes  que abastecem os municípios de Inajá, Itaúna do Sul e Presidente Castelo Branco para restabelecer o abastecimento de energia às cidades.

Em Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, o fornecimento foi retomado por volta das 9h30 da manhã. Em Diamante do Norte 80% dos domicílios foram desligados pelos estragos ocorridos na rede de distribuição de energia, e gradativamente vão sendo religados. Em Maringá, 8 mil domicílios estão sem energia, em diferentes regiões da cidade.

Na região Norte, onde quinta-feira à noite o número de desligamentos alcançava os 152 mil, agora restam cerca de 47 mil unidades consumidoras sem energia. Em Londrina, as duas fontes de energia que abastecem a captação Sanepar no Rio Tibagi sofreram danos decorrentes do temporal. Os trabalhos de inspeção iniciaram ainda durante a noite, e cinco equipes da Copel continuam em campo para realizar a manutenção e normalizar o fornecimento de energia à estação.

O município, que já tinha sofrido desligamentos e a quebra de 51 postes por conta das fortes chuvas na quarta-feira, teve pelo menos mais dez postes atingidos na tarde desta quinta-feira. No momento são cerca de 9 mil unidades consumidoras ainda aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia na cidade.

No Vale do Ivaí, os oito municípios que chegaram a sofrer interrupção total no fornecimento de energia ontem foram religados, assim como as cidades de Santa Fé e Santo Inácio, que estão abastecidas por circuitos alternativos do sistema elétrico da Copel.

Nas regiões Oeste e Sudoeste, as equipes de emergência da Copel continuam empenhadas em restabelecer os serviços para cerca de 3 mil domicílios urbanos e rurais que ainda estão sem luz. Embora praticamente todos os municípios tenham sido afetados em algum momento, o maior número de ocorrências pendentes de atendimento está em Cascavel, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Coronel Domingos Soares, Guaraniaçu, São Miguel do Iguaçu, Francisco Beltrão e Corbélia, que somam no momento 2,3 mil imóveis sem energia.

Nas regiões Central e Leste o abastecimento é considerado normal no momento. Seguem aguardando o retorno da energia apenas cerca de 1,3 mil imóveis da área rural do município de Lapa, na Região Metropolitana de Curiitba.

**Com informações da AEN**

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="563648" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]