Pato Branco tem superlotação nas UTIs para covid-19 após disparada dos casos

Vinicius Cordeiro

pato branco covid-19 utis

Pato Branco, cidade da região sudoeste do Paraná, não tem mais UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da rede pública para pacientes com covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (15), o Hospital São Lucas e a Policlínica estão com todos os leitos ocupados.

Inclusive, o boletim municipal aponta que existem oito leitos de UTI para adultos, mas que 10 estão ocupados. Ou seja, a taxa de ocupação está em 125%. As duas UTIs pediátricas (para crianças) também estão ocupadas. Já as enfermarias também preocupam: 21 dos 22 leitos para adultos estão ocupados.

Outro dado que preocupa é a disparada do número de casos suspeitos, que pulou de 51 para 727 na última semana. Conforme o boletim, Pato Branco acumula 4.301 casos confirmados (4.117 recuperados) e 51 mortes.

Boletim diário COVID 19 – 15/02/2021

Publicado por Município de Pato Branco em Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Procurada pela reportagem, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde afirmou que concentra os pedidos de transferência de pacientes e fará isso caso seja necessário. Além disso, ressaltou que nenhuma pessoa está desassistida.

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Saúde possui uma Central de Regulação de Leitos e uma ampla rede hospitalar onde são concentrados os pedidos de transferências de pacientes entre os serviços de saúde.

Este remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões ou entre as macros, de acordo com a disponibilidade de leitos e visando um melhor e pronto atendimento ao paciente.

É importante ressaltar que os pacientes que estão aguardando para transferência de leitos, não estão desassistidos. As UPA’s e demais serviços de saúde prestam todo o atendimento possível ao paciente até que ele possa ir para outra unidade.   

PATO BRANCO DECRETOU MEDIDAS RESTRITIVAS PARA CONTER ESCALADA DA COVID-19

Visão aérea de Pato Branco. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

A prefeitura de Pato Branco, observando o aumento significativo dos casos de infecção por covid-19 e também a demanda dos serviços de Saúde, publicou um decreto na última sexta-feira (12) com novas medidas para interromper a transmissão do vírus.

De acordo com a administração, as notificações por coronavírus cresceram 366% entre os dias 29 de janeiro e 11 de fevereiro.

Entre as medidas está o toque de recolher das 22h às 5h. Os bares e restaurantes seguem funcionando com 50% da capacidade e até às 22h. Os clientes devem permanecer sentados. Além disso, mesas, bancos e cadeiras não podem estar nas calçadas. Nos mercados, o acesso está limitado a uma pessoa por família, com proibição de entrada de crianças de até 12 anos.

Clique aqui e confira a íntegra do decreto.

Previous ArticleNext Article