PF deflagra operação contra tráfico e contrabando em Foz do Iguaçu

Alexandra Fernandes

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) uma operação na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para combater o contrabando, tráfico internacional de drogas e associação criminosa.  As investigações começaram em 2017, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, foram identificados cinco núcleos criminosos que atuam no transporte de mercadorias ilícitas na região.

Denominada de Operação Saúva, a ação conta com cerca de 60 policiais federais para cumprir 25 mandados judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Foz do Iguaçu, Céu Azul e Santa Terezinha do Itaipu.

No decorrer da investigação, foi constatado que os criminosos atuavam de diversas formas: desde o apoio logístico como armazenamento de mercadoria, disponibilização de olheiros, motoristas, batedores para o contrabando até a venda de produtos. Eram alvos dos grupos principalmente eletrônicos e cigarros. Grande parte dos investigados já tinha passagem pela prática de crimes de contrabando e descaminho, o que, segundo a PF, demonstra a dedicação à prática destes crimes de forma profissional.

Ao longos das investigações, os policiais constataram que um dos locais usados pelos criminosos ficava em frente a um posto fiscal da PRF, na BR-277, e funcionava como uma central de monitoramento e fornecia aos criminosos informações em tempo real para driblar a fiscalização. Os suspeitos também utilizavam carros roubados com placas falsas para a prática dos crimes.


A ação tem, dentre outros, o objetivo de reunir informações complementares sobre a prática dos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa e tráfico de drogas, bem como acerca de eventual delito de lavagem de capitais, decorrente da movimentação dos valores auferidos com os ilícitos.

 

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook