Piloto morre após queda de avião em feira de aviação no Paraná

Narley Resende


Um piloto morreu por volta das 17h deste sábado (24) quando o avião monomotor que ele pilotava caiu durante apresentação de acrobacias na 19º edição da Expo Aero Brasil (EAB Air Show), em Maringá, Noroeste do Paraná.

O piloto da aeronave Luiz Dell Aglio morreu na hora. Morador de Ponta Grossa (Campos Gerais), o piloto de 60 anos era experiente na profissão, trabalhava como instrutor na Agrovel Aviação Agrícola.

O acidente aconteceu em uma área do bairro Parque Industrial Bandeirantes, entre o aeroporto e um shopping atacadista. A causa deve ser investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)

Além da exposição de aeronaves, o EAB Air Show também reúne muitas demonstrações aéreas, algumas bem perto do público. As edições anteriores do evento foram realizadas em São José dos Campos (SP).

Os eventos previstos para domingo foram cancelados.

[insertmedia id=”mQ03kj9cElk”]

[insertmedia id=”6T-z0a5HNN0″]

No início da noite, a assessoria de imprensa da feira divulgou nota sobre o acidente:

“Piloto Agrícola com mais de 19.000 horas de voo, Luiz Carlos Basson Dell”Aglio é considerado um dos grandes nomes no segmento, tendo atuado durante 11 anos como Coordenador Geral e Instrutor do CAVAG – Curso de Piloto Agrícola na cidade de Ponta Grossa, Paraná, onde reside e administra a sua empresa AGROVEL – Agro Aérea Vila Velha Ltda. Atualmente voando agrícola no Estado de SC em regiões de Bananais e Arroz Na acrobacia, seu esporte predileto, possui mais de 1600 horas de voo de alta performance, sendo o atual Presidente da CBA – COMITÊ BRASILEIRO DE ACROBACIA E COMPETIÇÕES AÉREAS. Dell”Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, onde chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho. No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, onde vem disputando os torneios de acrobacia de nível nacional, também com excelentes resultados”.
Cancelamento da demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Maringá neste domingo
“Informamos que a demonstração da Esquadrilha da Fumaça marcada para este domingo, dia 25 de setembro, às 16h, na 19ª Feira Internacional de Aviação – EAB Air Show, foi cancelada. No horário das 15h deste domingo, faremos uma singela homenagem ao nosso amigo e grande piloto Luiz Dell´Áglio, que faleceu em um acident durante a realização da Feira, na tarde do dia 24.
É importante ressaltar que os portões da Feira não estarão mais liberados para o público durante o horário que ocorreria a demonstração da Fumaça.
Agradecemos o convite para participarmos da EAB e contamos com a compreensão de todos para o cancelamento de nossa demonstração. Fonte esquadrilha da fumaça”

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="387326" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]