Após tratamento, oito pinguins são devolvidos ao mar no litoral do Paraná

Angelo Sfair

pinguins, devolvidos, pinguim-de-magalhães, litoral, paraná, pontal do sul, migração, reabilitação, tratamento, prevenção, cem, centros de estudos do mar, ufpr, lec, laboratório de ecologia e conservação

Após tratamento intensivo e semanas de fisioterapia, oito pinguins resgatados no litoral do Paraná foram devolvidos ao mar nesta segunda-feira (16). Partindo de Pontal do Sul, o grupo deve retornar para águas mais geladas, na Patagônia e Ilhas Malvinas.

São aves da espécie Pinguim-de-Magalhães que chegaram debilitadas na costa do Paraná. De acordo com o CEM (Centro de Estudos do Mar), da UFPR (Universidade Federal do Paraná), elas migraram de águas do extremo sul em busca de alimento.

Conforme os pesquisadores, apenas nesta temporada migratória (maio a outubro), 14 pinguins-de-Magalhães foram resgatados no litoral do Paraná. Deste total, seis morreram. De acordo com o CEM, as aves sobreviventes passaram pelo tratamento necessário, incluindo, exames laboratoriais e fisioterapia, além de prevenção de possíveis patologias desenvolvidas em cativeiro.

O vídeo mais fofo que você verá hoje ❤Pinguins resgatados e tratados pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR sendo devolvidos para o mar ?????

Publicado por UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

INSTITUIÇÕES RESGATAM PINGUINS E OUTROS ANIMAIS DEBILITADOS

Pinguins e outros animais encontrados debilitados na costa do Paraná são resgatados por instituições que atuam para a reabilitação e conservação das espécies marinhas.

Entre elas, o LEC, da UFPR. O Laboratório de Ecologia e Conservação participa do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O objetivo é resgatar e reabilitar aves, mamíferos e tartarugas marinhas em situação de risco.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM ANIMAL DEBILITADO?

Ao se deparar com animais marinhos debilitados, o cidadão pode acionar o resgate por meio do telefone 0800 642 3341. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) contém 15 trechos, desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ).

O LEC atende aves, como os pinguins. Além disso, também resgata golfinhos, baleias e tartarugas debilitados ou mortos.

pinguins, pinguim-de-magalhães, litoral, paraná, pontal do sul, migração, reabilitação, tratamento, prevenção, cem, centros de estudos do mar, ufpr, lec, laboratório de ecologia e conservação
Divulgação/CEM

Previous ArticleNext Article