Prefeitura de Pinhais anuncia a reabertura do comércio nesta sexta (10)

Ana Cláudia Freire

pinhais reabertura comercio

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, anunciou na tarde desta quinta-feira (9) a reabertura do comércio da cidade.

O anuncio contraria a posição do governo do Paraná, que segue alinhando com as recomendações das autoridades sanitárias para a contenção e disseminação da Covid-19.

O anúncio da prefeitura de Pinhais, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, afirma que comerciantes devem estar atentos atentos às principais precauções para evitar a doença, mas libera o retorno das atividades nesta sexta-feira Santa (10).

 

ACP TAMBÉM ANUNCIA A REABERTURA DO COMÉRCIO E MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA A SUSPENSÃO 

Como forma de manter as medidas de prevenção ao coronavírus, o MPPR (Ministério Público do Paraná), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, encaminhou na noite desta quinta-feira (9) recomendação administrativa para a ACP (Associação Comercial do Paraná), assinada pelo seu presidente e empresário, Camilo Turmina,  para que o órgão suspenda o pedido para reabertura do comércio no estado a partir da próxima segunda-feira (13).

A ACP agora tem 24 horas para tomar as providências solicitadas pelo Ministério Público. Até o momento o órgão ainda não se posicionou sobre a decisão do MPPR.

Segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná registra até esta quinta-feira 621 casos confirmados e 24 mortes pelo coronavírus.

RATINHO JUNIOR REFORÇA ORIENTAÇÃO DE FICAR EM CASA

Durante a coletiva na manhã de quinta-feita (9), Carlos Massa Ratinho Junior falou sobre o fechamento do comércio no Paraná e afirmou que não estamos vivendo um momento de normalidade, por isso, é importante que apenas serviços essenciais continuem funcionando.

“Esse freio que fazemos nos setores é justamente para não superlotar as ruas e o transporte público. É o remédio que o mundo inteiro está fazendo e não podemos deixar de fazer. Nós não estamos num momento de normalidade, por isso, temos que de alguma maneira reduzir o número de pessoas nas ruas. O coronavírus vai propagar, mas ele tem que propagar de maneira controlada. Esse planejamento é importante para dar retaguarda para o sistema de saúde.” 

Novamente, o Governador do Paraná reiterou a orientação de ficar em casa. “A recomendação é ter paciência, não é fácil ficar em casa, só que nesse momento precisamos ficar isolados e sair só em momentos de grande necessidade.”

Ratinho Junior atribuiu o final da crise ao bom senso da população em entender que esse momento é importante para manter a curva de casos de coronavírus abaixo de outros estados do país.

“É muito mais o bom senso de entender que estamos num período diferente e que nesse momento temos que mudar nosso hábito. Se isso não acontecer, se não houver consciência da população, o Estado tem que intervir e recolher todo mundo dentro de casa para que o sistema hospitalar não entre em colapso, assim como na Itália.”

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal