Pipa enrosca e 100 mil ficam sem luz no Litoral

Andreza Rossini


Do Metro Curitiba

Cerca de 100 mil consumidores ficaram sem luz ontem no Litoral do Paraná, depois que uma pipa enroscou em uma linha de alta tensão, provocando um curto circuito.

Foram afetados moradores de Matinhos, Guaratuba, Praia de Leste, Pontal do Sul e de uma parte de Paranaguá. A queda de energia durou cerca de uma hora e meia, informou a Copel.

Ao enroscar, a pipa acabou acionando um sistema de desligamento da subestação Posto Fiscal, em Paranaguá. Problema frequente Só no primeiro semestre deste ano, foram 3.300 desligamentos causados por pipas em todo o Paraná, um aumento de 50% na comparação com o mesmo período, segundo a Copel.

A empresa alerta que, caso o brinquedo enrosque na fiação, é perigoso tentar puxá-lo de volta – ao balançar os cabos da rede elétrica, eles se aproximam, o que pode causar um curto-circuito e até o rompimento da fiação.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="445282" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]