Polícia cerca Vila Liberdade para evitar manifestação em reintegração de posse

Policiais militares cumprem na manhã desta quinta-feira mandado reintegração de posse na Vila Liberdade, região da Vila ..

Narley Resende - 17 de novembro de 2016, 08:26

Policiais militares cumprem na manhã desta quinta-feira mandado reintegração de posse na Vila Liberdade, região da Vila Zumbi, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

Um helicóptero do Exército Brasileiro e viaturas da Polícia Rodoviária Federal dão apoio à operação.

Uma das faixas da BR 116, próximo ao km 16, está bloqueada. A região fica a cerca de 2 km do Trevo do Atuba.

A PRF está no local para controlar o tráfego e tentar evitar eventuais manifestações na rodovia. O congestionamento, no sentido Campina Grande do Sul, chegou a 5 quilômetros.

A PM informou que desde o amanhecer está apoiando oficial de justiça em uma reintegração de posse na Vila Liberdade.

A área tem cerca de 150 pequenas casas de madeira e barracos, muitos não habitados, além de aproximadamente 350 pessoas.

Segundo a PM, até 8h30 a reintegração foi pacífica e algumas pessoas já estão retirando seus pertences do local.

Para a ação de apoio à justiça, a PM conta com efetivo da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) e o curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC), cada um com uma ação específica, porém todos juntos para a segurança dos oficiais de justiça e das próprias pessoas que ocupam o local.

A reintegração foi decretada pelo juiz da Comarca de Colombo. Além disso, o Conselho Tutelar, o Serviço Social e Desenvolvimento Urbano e outros órgãos envolvidos acompanham a ação. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e uma ambulância também estão presentes.

Às 6h30 os policiais chegaram no terreno, em acompanhamento ao oficial de justiça, que leu a ordem de reintegração de posse para os ocupantes e à presidente da Associação de Moradores. A área a ser reintegrada é particular, além de uma parte ser de manancial.

Fotos: CBN Curitiba