Polícia Militar registra baixo índice de ocorrências na virada do ano no Litoral do PR

Com mais de dois milhões de pessoas nas praias do Litoral do Paraná na virada do ano, a Polícia Militar registrou um núm..

Redação - 01 de janeiro de 2022, 16:23

(SESP)
(SESP)

Com mais de dois milhões de pessoas nas praias do Litoral do Paraná na virada do ano, a Polícia Militar registrou um número baixo de ocorrências. Nos sete munícipios, 260 ocorrências foram atendidas e 12 encaminhadas a delegacias. Além disso, uma arma de fogo foi apreendida e houve 38 Termos Circunstanciados e 308 notificações de infração de trânsito.

Os números valem do período de noite de sexta-feira (31) até a madrugada deste sábado (01º).

"O público deste Réveillon superou inclusive o de 2019 e, sendo assim, nossa avaliação é que o Ano Novo foi relativamente tranquilo.  Consideramos que elas tiveram uma relativa conscientização e estão mais cuidadosas. Percebemos ainda que a maioria foi à orla somente para passar a virada e depois da queima de fogos grande parte foi para casa, contribuindo para um clima de ordem e tranquilidade",  afirmou o subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso.

O efetivo da Polícia Militar foi distribuído por toda a orla, com módulos móveis em pontos estratégicos. Além disso, viaturas, motocicletas e equipes hipomóveis reforçaram o policiamento, principalmente nas áres com maior número de pessoas. Um drone em Matinhos ainda auxiliou na coordenação do policiamento e acompanhou a movimentação pela praia.

"Foi tranquilo se imaginarmos que Matinhos e Guaratuba estavam com público maior que nos últimos anos. Não tivemos ocorrências de vulto e não foi preciso usar policiamento de choque. Esperávamos um grande número de ocorrências, mas não tivemos nada grave", explicou o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior.

PREVENÇÃO NO TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR

O planejamento da Polícia Militar para o período de Ano Novo contou com ações de polícia comunitária. Nos últimos dias, 1.475 pulseiras de idenfiticação foram entregues para crianças nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Além disso, as equipes policiarias orientaram 3.231 pessoas em diversas situações.

Mais de 1,7 mil pessoas foram abordadas e 615 veículos vistoriados pelos policiais militares em todo o Litoral.