Polícia registra 93 ocorrências relacionadas a crimes ou delitos eleitorais

Andreza Rossini


A Polícia Militar do Paraná registrou 93 ocorrências de crimes ou ocorrências eleitorais no estado, entre a manhã de sábado até às 11 horas deste domingo. Em Curitiba, quatro pessoas foram encaminhadas – duas por panfletagem, uma por boca de urna e outra por perturbar o pleito eleitoral.

Três pessoas foram encaminhadas por compra de voto, quatro por uso de som, comício, carreata e etc, cinco por boca de urna, nove por propaganda eleitoral e 49 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, de 23 situações de outras natureza, como rixa, lesão corporal, tumulto e etc, relacionadas com as eleições.   Também foram apreendidos 1.304 materiais, sendo 1,3 mil santinhos/ panfletos, um veículo e três brindes no geral.

Na capital

No sábado (1) dois adolescentes, ambos de 11 anos, foram encaminhados pelos policiais militares ao Conselho Tutelar por danificarem uma urna eletrônica em um colégio na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com o Subcomandante do 23º BPM, major Cézar Kister, a dupla teria usado facas para serrar os cadeados para entrar na instituição de ensino.

Em seguida os meninos jogaram álcool em gel na urna e no sistema de identificação. A dupla foi flagrada pela PM. O Conselho Tutelar foi chamado para acompanhar os adolescentes e o TRE acionado para fazer a troca dos equipamentos.

Por volta das 5h30 deste domingo (02) duas pessoas foram encaminhadas ao Fórum Eleitoral por fazerem panfletagem na área do Colégio Estadual Prof. Brasílio Vicente de Castro, na Cidade Industrial de Curitiba. Em outra situação, por volta das 8h33, um homem foi conduzido por fazer boca de urna nas proximidades do Colégio Jayme Canet, no Bairro Xaxim.

No Novo Mundo, um homem vestido de Papel Noel foi encaminhado ao Fórum Eleitoral, pois estava distribuindo balas dentro do local de votação. O mesário solicitou apoio da PM, pois ele estaria promovendo desordem e atrapalhando o andamento do pleito eleitoral.

Na Região Metropolitana

Ainda pela manhã, a equipe policial conduziu um homem à delegacia pelo crime eleitoral de boca de urna no Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, no Bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Em Umuarama

A PM encaminhou três pessoas ao 7º Distrito Policial por descumprir a proibição do artigo 5 da Lei Eleitoral. A ação aconteceu por volta das 3h30 de domingo (02), no Colégio Estadual Hilda Trautwein Kamal, em Umuarama, região Noroeste do estado. Os policiais militares avistaram um veículo Corola, de cor cinza, com três pessoas no seu interior em atitude suspeita.

Após a abordagem a equipe policial encontrou R$ 13,2 mil em dinheiro, 37 comprovantes de abastecimentos com 10 litros casa, uma lista com nomes e números de títulos de eleitor, vários panfletos e adesivos. O trio foi encaminhado, juntamente com os materiais, à 7ª Subdivisão Policial.

Encaminhamentos

 Nos grandes colégios eleitorais a exemplo de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu os detidos por crimes eleitorais estão sendo encaminhados para fóruns, unidades da PM ou da Polícia Civil; já nas pequenas cidades serão entregues diretamente em delegacias da Polícia Civil.

A PM visa garantir o direito de votação de todos os cidadãos paranaenses e age quando flagra alguma situação ilícita envolvendo crimes eleitorais ou quando é chamada para dar atendimento e constata o fato.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="388732" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]