
Deputado cobra providências contra roubo de fiação no Litoral
Redação
09 de maio de 2022, 13:07
Retenção foi feita no município de Santa Helena pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e a Polícia Federal.
Redação - 09 de maio de 2022, 13:25
Policiais federais e militares apreenderam 2,8 toneladas de maconha no domingo (8), no município de Santa Helena, no oeste do Paraná. A ação foi integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e a Polícia Federal.
Ao todo, foram retidos 2.828 quilos da droga, que estavam em um fundo falso de um cômodo de uma residência.
A retenção da droga ocorreu após os policiais, durante a Operação Hórus, observarem uma movimentação suspeita, seguida de fuga, dos suspeitos.
A quantidade foi encaminhada para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
A Operação Hórus é um desdobramento do programa VIGIA, que tem como objetivo combater o crime organizado nas regiões de fronteira do Brasil, como o oeste do Paraná.
Além do BPfron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e da PF (Polícia Federal), fazem parte outras unidades da PM (Polícia Militar), Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal, além das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militares, Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que busca articular novas ações de segurança pública, inteligência e controle aduaneiro na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Desde 2019, ano de implantação do programa VIGIA, 953 pessoas foram presas e 159 toneladas de drogas foram apreendidas.
Também foram retidas 256 armas, 95 milhões de maços de cigarros, 194 embarcações e 5.938 celulares.