
Marinha investiga abordagem em que militares pedem para abaixar as calças
Redação
31 de maio de 2022, 21:20
Quatro policiais civis, incluindo um delegado, foram afastados das atividades operacionais, limitando-os às funções administrativas.
Redação - 01 de junho de 2022, 09:10
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1), uma operação que tem como alvo policiais civis e um delegado, investigados por fraudes e outros crimes. A ação ocorre em 12 cidades do Paraná e em Santa Catarina.
Os trabalhos contam com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil do Paraná. Ao todo, 26 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, alguns deles na residência dos investigados, nas seguintes cidades:
Os agentes também cumprem ordem judiciais nas delegacias de Foz do Iguaçu (6ª SDP), Umuarama (7ª SDP), Ponta Grossa (13ª SDP),Guarapuava (14ª SDP), Toledo (20ª SDP), Altônia (16ª Regional) e Pontal do Paraná. Os mandados foram emitidos pela Vara Criminal da Comarca de Guaíra.
Conforme o Gaeco, o grupo é suspeito de integrar uma organização criminosa voltada à prática de crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e particulares, uso de documento falso, estelionato, restituição fraudulenta de veículos apreendidos, além de delitos contra a Administração Pública.
Foram apreendidos aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados. Foi também determinado o bloqueio de valores, a suspensão da atividade econômica de uma pessoa jurídica utilizada para o cometimento das fraudes.
Quatro policiais civis, incluindo um delegado, foram afastados das atividades operacionais, limitando-os às funções administrativas.
Deflagrada pelo Núcleo Regional do Gaeco em Foz do Iguaçu, as investigações tiveram início em meados do ano de 2018 (1ª fase da Operação Aboiz), a partir de uma restituição ilegal de um veículo em São Matheus do Sul, com participação de policiais civis lotados 13ª Delegacia Regional de Polícia de Guaíra e da 47ª Delegacia Regional de Polícia de Marechal Cândido Rondon.