Ponte da Amizade reabre no dia 15, e Paraguai divulga protocolo sanitário

Redação

ponte da amizade, reabre, reabertura, brasil, paraguai, foz do iguaçu, ciudad del este, protocolo sanitário, pandemia, coronavírus, covid-19

O uso da máscara será obrigatório a todos que ingressarem no Paraguai pela Ponte da Amizade, que deve reabrir parcialmente a partir de quinta-feira (15). O Paraguai divulgou nesta segunda-feira (12) o protocolo estabelecido para a reabertura.

A Ponte da Amizade, que liga a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad del Este, no Paraguai, está fechada desde 18 de março devido à pandemia de coronavírus. Conforme o protocolo, em um primeiro momento a travessia só será permitida para moradores dos dois municípios.

A passagem ficará liberada das 5h às 14h. Durante o restante da tarde, noite e madrugada, a Ponte da Amizade ficará fechada. A reativação da fronteira acontece de forma gradual, e a primeira fase deve durar 15 dias.

Para os veículos serão liberadas três pistas, e todos os motoristas serão fiscalizados por agentes aduaneiros. Todos que entrarem no Paraguai deverão cumprir um período de quarentena.

Estrangeiros que pretendem entrar no Paraguai como turistas deverão pagar um seguro médico internacional. No pacote estão inclusos custos exame RT-PCR (teste de ouro da Covid-19), exames laboratoriais, atenção ambulatorial, internação e UTI.

Já para os veículos de carga, que já transitavam entre o Brasil e o Paraguai pela Ponte da Amizade, as regras continuam as mesmas. O protocolo é menos rígido para aqueles que não avançam mais de 30 quilômetros a partir da fronteira.

De acordo com o protocolo, em Ciudad del Este, estabelecimentos comerciais devem facilitar a instalação de equipamentos para higienização das mãos. Os limites mínimos de distanciamento social devem estar demarcados e aglomerações estão proibidas.

*Com informações do Tarobá News

Previous ArticleNext Article