Geral
Ponte de Guaratuba: Construção avança com songadem em terra

Ponte de Guaratuba: Construção avança com songadem em terra

Os trabalhos de sondagem compõem cerca de 25% das atividades previstas para os projetos da obra da Ponte de Guaratuba.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 22 de junho de 2023 - 13:26

A construção da Ponte de Guaratuba avançou e entrou na etapa da primeira sondagem de percussão em terra – até então os trabalhos eram na própria baía, com equipamento instalado a bordo de uma embarcação.

Já foram realizadas 12 perfurações subaquáticas, e a previsão para concluir estes serviços é de mais duas semanas.

A sondagem de percussão é empregada para determinar a densidade do solo e a presença ou nível do lençol freático no local, informações que irão determinar as soluções necessárias para execução dos serviços nos acessos à futura ponte. 

Os trabalhos de sondagem compõem cerca de 25% das atividades previstas para os projetos da obra.

Segundo o DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná), já foram investidos R$ 2.258.369,46 em todos os serviços realizados. A previsão do valor total é de R$ 386,9 milhões.

 O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano. 

PONTE DE GUARATUBA

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros.

A previsão é de quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Além disso, também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Compartilhe