Pontos turísticos do litoral passam por obras para a temporada

Fábio Kiil - BandNews FM Curitiba

Com a chegada da temporada do verão, as prefeituras do litoral do estado estão mobilizando suas secretarias para deixar as cidades preparadas para receber os veranistas. Em Antonina, dois cartões postais da cidade passam por revitalização. O letreiro com o nome da cidade recebeu pintura nova. Ele fica no trapiche com vista para a baía de Antonina. E a mureta que contorna mais de 1 quilômetro da orla está em obras.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura de Antonina, Thiago Afonso de Souza, a pintura da mureta terá a participação da comunidade.

“Essa mureta fica em torno da orla entre o Mercado, a feira mar e o coliseu. Havia um tempinho que não havia essa manutenção. Nós conseguimos através do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para a pintura na cor branca e já estamos executando. É uma obra que vai ter um apoio da comunidade. A expectativa é que até o final do ano e início de janeiro essa pintura já esteja concluída, ela tem cerca de 1,2 km”.

O letreiro da cidade além da pintura recebeu iluminação.


“Nós fizemos uma manutenção em parceria com a secretaria de obras do município que fez a parte de pintura. Estamos colocando a iluminação do letreiro, que fica no trapiche”, disse.

Em Matinhos, a secretaria de Meio Ambiente deu início à instalação de lixeiras na Orla e na cidade. Sérgio Cocioli, secretário do Meio Ambiente de Matinhos, diz que 200 lixeiras novas serão instaladas.

“Nós estamos instalando 200 lixeiras na cidade, principalmente na orla, para que ele tenha uma lixeira próximo a ele”.

Em Pontal do Paraná, o trapiche do Terminal Aquaviário que antes era de madeira foi substituído por um de concreto. De acordo com o secretário de desenvolvimento da cidade, Jaime Luiz Cousseau, catracas e portões serão instalados no terminal e os banheiros serão ampliados e reformados para adequar os espaços para pessoas com deficiência.

“A primeira etapa foi feita a concretagem total do trapiche inteiro, inclusive as escadas. Foi pintado as tarjas amarelas com indicação de perigo, mostrando onde se amarram os barcos. Agora o trapiche voltou a trabalhar com 100% da capacidade, até então, funcionava apenas 50%. disse.

Em Guaratuba, desde setembro, as praias e pontos turísticos vem recebendo placas feitas com madeiras reaproveitadas que são confeccionadas por artistas locais. A Operação Verão deste ano começa no dia 21 de dezembro e termina em 10 de março, após o carnaval. Serão 80 dias de atividades, 24 a mais do que no ano passado

Post anteriorPróximo post