Cascavel: População vai às ruas em apoio a greve de caminhoneiros

Fernando Garcel


A população que mora e trabalha na região de Cascavel, no Oeste do Paraná, foi às ruas para protestar contra o governo do presidente Michel Temer e em apoio ao movimento de paralisação dos caminhoneiros nesta segunda-feira (28).

O protesto começou por volta das 14 horas, após o fechamento dos estabelecimentos comerciais. Compristas e comerciantes vestidos com as cores da bandeira iniciaram uma passeata e uma carreata em frente à Catedral e foram até o Trevo das Cataratas, local em que os caminhoneiros estão concentrados.

Veja o que prevê o acordo entre governo e caminhoneiros

No local, os manifestantes cantam o hino nacional, fazem gritos de ordem, incluindo pedidos de intervenção militar, e pedem a saída do presidente Michel Temer. A ação teria sido proposta por empresários da região.

Greve e governo

O governo federal publicou, nesta segunda-feira (28), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) três medidas provisórias (MP) que devem atender a demandas dos caminhoneiros que estão em greve desde a semana passada. As ações foram acordadas durante o final de semana e anunciadas neste domingo (27), pelo presidente Michel Temer.

Representantes dos trabalhadores em greve disseram que só retomariam suas atividades depois da publicação.

Uma das medidas (MP 833) prevê a isenção da cobrança do eixo suspenso nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais.. O benefício valia, até então, apenas para as rodovias federais. Esta é uma das principais reclamações dos caminhoneiros.

Outra medida (MP 831) reserva 30% do frete da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos. A terceira MP cria a política de preços mínimos para o transporte de cargas (MP 832). O tema será discutido no Senado ainda hoje.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="526440" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]