PR terá a terceira maior expectativa de vida do Brasil até 2060, prevê IBGE

Redação e Metro Jornal Curitiba


Pelos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem neste ano a sétima maior expectativa de vida do país, com 77,66 anos – contra 76,25 da média nacional. Contudo, na projeção para 2060, o estado pularia para a terceira maior expectativa com 83,86 anos, atrás apenas dos vizinho sulistas, crescendo acima do país, que terá 81,04 anos.

> Paraná é o sétimo estado com maior expectativa de vida, aponta IBGE
> Cresce a expectativa de vida dos paranaenses

Segundo o cordenador do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Leonildo Pereira de Souza, o IBGE leva em conta a “tábua de mortalidade”, um instrumento da demografia.

“Influenciam um pouco por exemplo a estrutura etária e quantidade de homens e mulheres, mas a taxa de mortalidade específica por faixas etárias é mais determinante. Tem a de mortalidade infantil até a um ano, depois um taxa até cinco anos. É provável que isso tem contribuído”, explica.

O sociólogo do Ipardes também cita outra importante faixa, dos 14 aos 29 anos, na qual morrem muito mais homens do que mulheres devido a causas externas: violência, acidentes de trânsito e trabalho.

“É um conjunto de fatores, como cada estado lida em cada faixa etária”, diz.

Previous ArticleNext Article