Praias do Paraná acumulam mais de 500 toneladas de lixo no verão

Redação

lixo praias do paraná sanepar

515 toneladas de lixo foram recolhidos pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) no litoral durante a atual temporada de verão. O trabalho foi iniciado no dia 24 de dezembro e vai até 28 de fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Ao todo, são 48 quilômetros de faixa de areia nas praias do Paraná.

Comparando o volume retirado no mês de dezembro com janeiro e o início de fevereiro, a média já reduziu de 13,5 toneladas para 11,2 toneladas de lixo ao dia.

De acordo com a Sanepar, a varrição e a catação manual dos resíduos, como latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e cacos de vidro, são feitas das 8h40 às 18 horas. Cerca de 120 pessoas, sendo que a maioria são moradores do litoral, foram divididas em 10 equipes. Eles também distribuem sacos biodegradáveis – foram 10 mil unidades entregues a banhistas até o início deste mês.

Por causa da Covid-19, os trabalhadores da coleta de resíduos receberam um treinamento que incluiu orientações sobre uso de máscaras, higienização e sobre o contato com os veranistas durante a pandemia. que, além de tratar da prestação de serviço, do contrato de trabalho e do uso de equipamentos de segurança individual

Para a retirada do lixo nas praias do Paraná, a Sanepar disponibilizou 300 tambores de 200 litros cada ao longo das orlas das três cidades atendidas pelo programa de higienização. A destinação final dos resíduos retirados é realizada pelas prefeituras.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que a limpeza das areias realizada pela Sanepar é um trabalho importante para a saúde pública, mas também de educação ambiental para população. “O hábito de cuidar adequadamente do lixo produzido faz muita diferença para o meio ambiente e para a saúde coletiva. É fundamental que a população se conscientize sobre seu papel no cuidado com os resíduos”, avalia.

Previous ArticleNext Article