Praias do Paraná estão próprias para banho, aponta boletim do IAP; exceção é Ponta da Pipa

Redação


Com exceção da Ponta da Pita, em Antonina, as praias do Paraná seguem próprias para banho. O novo boletim de balneabilidade das praias paranaenses, feito pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), foi divulgado hoje (27).

Ao todo, são 49 pontos verificados no litoral – 14 em Matinhos, 13 em Guaratuba, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Contudo, 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral.

O estudo é feito com base na concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, como gastrointestinais, vômitos e diarreias.

PONTOS DE MONITORAMENTO

Além do litoral do Paraná, são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO

É possível se informar sobre a balneabilidade vendo as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Previous ArticleNext Article