Prefeito eleito de Londrina fará concurso para escolher secretário de educação

Roger Pereira


O Prefeito eleito de Londrina, Deputado Federal Marcelo Belinati (PP),  anunciou, nesta quinta-feira, que realizará uma seleção pública para contratar o novo secretário de educação do município. A iniciativa é inédita no Brasil. Marcelo explicou que pela pasta da Educação ser uma das mais importantes área da administração, ele decidiu contratar um instituto de seleção, o Vetor Brasil, para definir o novo secretário a partir de análise de currículo, a competência, conhecimento da realidade da educação local, perfil profissional, entre outros itens.

A seleção de profissionais, de acordo com Marcelo, é uma oportunidade para que todos os educadores que tenham vontade de ser Secretário da Educação possam efetivamente participar. “Esse processo é democrático e inovador porque abre um leque de oportunidades para os profissionais da Educação, principalmente de Londrina”, enfatizou.

Marcelo disse que abriu mão da prerrogativa de indicar o novo Secretário, como fizeram outros prefeitos, sem ouvir a rede municipal, e preferiu inovar no método de escolha. “Pela primeira vez o comando de uma pasta da administração pública será escolhido por um processo seletivo nacional, diferentemente do que ocorre em todo o país, quando geralmente os cargos são ocupados por indicações meramente políticas”, declarou.

A diretora-executiva da Vetor Brasil, Joice Toyota, apesentou o Instituto que será responsável pela seleção dos aspirantes ao cargo. “Esta é uma organização sem fins lucrativos, especializada na alocação de profissionais em governos. Já estamos em 13 Estados e duas prefeituras, e o nível de satisfação dos governos com o pessoal indicado pelo Vetor é de 80%”, afirmou.

Ela destacou os quesitos e critérios para a escolha, que será composta de análise da trajetória profissional, teste de raciocínio lógico e analítico, entrevista com os membros da rede municipal de Londrina, e uma entrevista final com uma banca avaliadora disciplinar, compostas de membros da comunidade educacional. Só os nomes que forem aprovados por estas mesas serão ouvidos também pelo prefeito Marcelo Belinati, responsável em definir efetivamente quem ocupará o cargo de Secretário de Educação.

As inscrições para o cargo estão abertas e podem ser feitas até 15 de novembro pelo portal www.talentoparaaeducacao.org.br

 

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="395368" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]