Após vídeos nas redes sociais, Prefeitura alerta sobre contato com capivaras

Redação

capivaras

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitiu um alerta para que a população evite o contato com animais silvestres em parques da capital, principalmente as capivaras. O comunicado foi feito após vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostrarem cidadãos fazendo carinho nos mamíferos roedores, que se concentram ao longo do Parque Barigui.

“Por mais dóceis que pareçam, capivaras são animais silvestres e é impossível prever a reação com a aproximação e o contato humano”, diz o aviso.

De acordo com a Secretaria, as situações postadas na internet podem ter acabado bem, mas há uma série de relatos e notícias de aproximações que não deram tão certo, com ataques, inclusive, a animais domésticos. “Os machos dominantes, especialmente, são mais agressivos e as fêmeas podem atacar devido à presença de filhotes, ou melhor, para defender-se”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

NEM ALIMENTE OS SAGUIS

A mesma orientação vale para os saguis, que circulam em algumas regiões da cidade, especialmente às próximas ao Parque Barigui. A população costuma deixar alimentos, o que faz com que eles invadam as casas em busca de comida.

“Além de prejudicial para o comportamento do animal, a prática pode ser perigosa, favorecendo ataques ao ser humano”, alerta Evaristo.

Previous ArticleNext Article