Prefeitura de Cascavel emite novo decreto de calamidade pública pela Covid-19

Redação

Prefeitura de Cascavel emite novo decreto de calamidade pública pela Covid-19

A Prefeitura de Cascavel emitiu decreto nesta sexta-feira (19), que estabelece o regime de calamidade pública no município devido a pandemia da Covid-19.

Para ser homologado, o decreto precisa ser aprovado em votação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Esse é o segundo decreto de calamidade pública emitido pela Prefeitura de Cascavel, com o primeiro tendo vencido em 31 de dezembro de 2020.

O regime de calamidade pública permite que o Poder Executivo possa direcionar recursos para áreas prioritárias, flexibilizando as receitas e investimentos previstos no orçamento anual.

Um exemplo dessa realocação de recursos é justamente em investimentos na área de saúde, como na abertura de novos leitos hospitalares, aquisição de equipamentos e insumos médicos e também a compra de vacinas.

A Assembleia Legislativa do Paraná já aprovou o estado de calamidade pública para todo o estado até pelo menos o dia 30 de junho.

Atualmente Cascavel apresenta 580 casos ativos e 95,6% nos leitos de UTI no município, com 92 pessoas aguardando vagas de atendimento em hospitais do município.

Ampliando para toda a macrorregião oeste, que engloba municípios como Toledo e Foz do Iguaçu, apresenta uma fila de espera por leitos de UTI e de enfermaria de 226 pessoas.

Previous ArticleNext Article