
Feirinhas de Inverno de Curitiba abrem nas praças Osório e Santos Andrade
Redação
16 de junho de 2021, 17:28
A Prefeitura de Curitiba solicitou ao Governo do Paraná nesta quarta-feira (16), maior isonomia no envio de vacinas cont..
Redação - 16 de junho de 2021, 19:09
A Prefeitura de Curitiba solicitou ao Governo do Paraná nesta quarta-feira (16), maior isonomia no envio de vacinas contra a Covid-19 para a capital paranaense.
Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, a cidade está na 191ª posição no ranking de municípios do Paraná que mais recebem doses da vacina, proporcionalmente à população.
Esses envios equivalem a 51,9% da população de Curitiba. Como comparação, Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, já recebeu doses suficientes para imunizar 99% de sua população acima de 18 anos.
Já a análise com dados de outras capitais, aponta Curitiba como apenas a 11ª que recebeu mais doses, atrás de cidades como Vitória (78%), Porto Alegre (70%), São Luís e Belo Horizonte (67%).
Outra reclamação da Prefeitura de Curitiba é que a cidade manteve os estoques para segunda aplicação, enquanto outros 202 municípios utilizaram essas doses e receberem envios extras do Governo do Paraná.
“Peço absoluta igualdade e isonomia. Estou pedindo respeito por Curitiba e que seja recomposta a proporcionalidade”, pediu o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A Secretaria Municipal da Saúde também defende que Curitiba precisa de um quantitativo maior de vacinas devido a alta circulação de moradores das cidades que compõem a Região Metropolitana dentro da capital.
Dessa forma, os números da Secretaria Municipal da Saúde apontam que Curitiba precisa receber 194.555 doses extras de vacinas para chegar a média de 62% registrada no Paraná.
Inclusive para cumprir o cronograma de vacinação contra Covid-19 divulgado pelo Governo do Paraná, a capital paranaense precisa de 253 mil doses apenas para imunizar as pessoas de 40 a 52 anos até de julho.
Ainda segundo a Secretaria Municipal da Saúde, com doses de vacinas suficientes, Curitiba consegue realizar a imunização de todas as pessoas com mais de 18 anos em 30 dias.
Doses proporcionais da vacina no Paraná:
Doses proporcionais da vacina nas capitais:
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que tem distribuído de forma igualitária a vacina entre todos os municípios do Paraná e que irá averiguar o documento enviado pela Prefeitura de Curitiba.
Confira abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Estado da Saúde:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que tem agido de maneira transparente, respeitosa e democrática desde o início deste Governo. As ações da pasta no enfrentamento à pandemia não são baseadas apenas na vacinação, mas também na abertura e custeio de leitos, equipamentos e medicamentos do kit de intubação.
As vacinas contra a Covid-19 são distribuídas igualitariamente entre os municípios desde o primeiro lote recebido pelo Paraná, de acordo com a orientação de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. Todas as cidades são abastecidas proporcionalmente com doses referentes a cobertura dos grupos que devem ser atendidos em cada remessa.
A secretaria respeita o posicionamento de todos os municípios e irá averiguar o documento enviado por Curitiba, ressaltando que até a presente data, o Paraná já destinou 1.083.102 doses de imunizantes contra a doença para a capital.
LEIA MAIS: Francisco Beltrão realiza testagem em massa para mapear casos da covid-19