Presidente da Alep promulga reajuste de 4,94% nos salários de servidores

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), promulgou nesta quarta-feira (0..

Redação - 03 de outubro de 2019, 16:00

Foto: Dálie Felberg/Alep
Foto: Dálie Felberg/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), promulgou nesta quarta-feira (02) o reajuste de 4,94% nos salários dos servidores dos poderes legislativo e judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado.

A reposição, válida para servidores ativos e inativos dos quadros efetivos e os cargos em comissão, é retroativa a maio. Segundo o órgão, o valor corresponde à inflação acumulada em um ano, definida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O projeto de lei sobre o ajuste foi aprovado no início de setembro e encaminhado para a sanção do governador Ratinho Junior. Como não houve resposta do governo estadual, o projeto voltou para a assembleia legislativa e coube ao presidente da casa promulgar o reajuste.

Reajuste dos servidores do executivo será escalonado

Os servidores do executivo estadual, diferente dos funcionários dos outros poderes, terão reajuste de 5,08%, que será pago de forma escalonada. A primeira parcela, de 2%, será aplicada em janeiro de 2020 e as outras duas, de 1,5% cada, em janeiro de 2021 e em janeiro de 2022. O projeto foi sancionado pelo governador no dia 30 de agosto.