Ano Novo com chuva: Paraná tem risco de temporais no último dia de 2020

Redação

chuva temporais previsão do tempo paraná

O Paraná tem previsão de chuva em todas as regiões do Estado nesta quinta-feira (31), último dia de 2020. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a tendência é que a festa de Ano Novo seja com pancadas em diversos municípios.

Em Curitiba, a expectativa é de sol, com máxima de 27˚C, ao longo do dia. Contudo, pancadas de chuva aparecem no período da noite, por volta das 22h. 

A previsão para as praias é parecida, mas o calor será maior. Em Guaratuba, por exemplo, os termômetros devem chegar a 33˚C com algumas garoas ao longo do dia. A chuva se intensifica às 22h e deve permanecer até o primeiro dia de 2021.

“Além do aquecimento diurno, uma frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e aumenta a instabilidade atmosférica no estado”, explica o Simepar.

REGIÕES DO PARANÁ DEVEM TER TEMPORAIS ANTES DO ANO NOVO

(Reprodução/Simepar)

O mapa feito pelo Simepar mostra que as principais cidades terão chuvas. Nas regiões oeste, sudoeste e noroeste, a previsão é que chuvas moderadas a fortes sejam registradas já no período da manhã. A tendência é que as pancadas sejam acompanhadas de muitos raios. No restante do dia, os temporais se espalham por todos os setores do Paraná, com chuvas mais abrangentes do que nos últimos dias.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo, que representa perigo potencial, para o Paraná e um trecho de Santa Catarina durante a manhã e à tarde.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, diz o alerta.

O Inmet também recomenda algumas medidas para garantir a segurança da população. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores porque há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em temporais, também é recomendado evitar o uso de aparelos eletrônicos ligados à tomada.

Para mais informações e qualquer tipo de emergência no Paraná, você pode ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Confira também: Paraná confirma 76 mortes e 3.870 casos de covid-19, segundo boletim.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="736577" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]