Tempo quente deve dar lugar para tempestade no PR

Fernando Garcel


O dia deve se manter abafado durante todo o sábado em todas as regiões do Paraná. No domingo, porém, o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê tempo instável com chuva e trovoadas em todo Estado.

De acordo com o Simepar, as áreas de instabilidade avançam e se desenvolvem entre o sul do Paraguai e o nordeste da Argentina pela manhã. Segundo o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, as áreas de chuva com grande concentração de raios avançam sobre as regiões oeste e sudoeste do Paraná. “Há condições para o registro de rajadas de vento forte nas próximas horas nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Estado”, destaca o especialista.

Na tarde deste sábado, as formação avança pelo oeste e sudoeste para as outras regiões do Paraná. As chuvas devem chegar na capital e no litoral no período da noite. No domingo, o tempo permanece instável e o Simepar prevê chuvas e trovoadas com possibilidade de temporais. Isso ocorre porque a atmosfera ainda estará quente e abafada. “Poderemos ter ocorrência de rajadas de vento forte nessa transição do tempo estável para instável”, aponta o instituto.

CapturarPerigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico com grau de severidade laranja, o segundo maior na escala de perigo, para as regiões Norte, Noroeste, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral a partir das 18h deste sábado. O alerta também cobre Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, há a possibilidade de chuvas fortes com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

Londrina registra ‘maior desastre natural do ano’ com ventos de 146 km/h

Temperatura

Em Curitiba e região, a temperatura mínima prevista é de 14ºC e a máxima de 29ºC, no sábado. No domingo a mínima é de 16ºC e a máxima não passa dos 24ºC. Na região norte, a mínima prevista é de 18ºC e a máxima de 32ºC. No oeste, a mínima prevista é de 17ºC e a máxima de 30ºC.

Capturar

 

Previous ArticleNext Article