PRF apreende 300 garrafas de vinho argentino importadas ilegalmente

Os ocupantes de dois carros informaram à PRF que apanharam os vinhos importados ilegalmente em Santo Antonio do Sudoeste

Redação - 24 de fevereiro de 2022, 10:17

Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

Na madrugada desta quinta-feira (24), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu cerca de 300 garrafas de vinho argentino importadas ilegalmente na BR-373, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Após receber denúncias de dois veículos parados na rodovia em atividade suspeita, a equipe abordou um Chery, com placas de Joiville (SC), e um Renault Megane, com placas de Chapecó (SC). Durante fiscalização, foi verificado que os veículos estavam carregados com vinhos de procedência estrangeira, importados ilegalmente.

Os ocupantes informaram à equipe PRF que apanharam as mercadorias em Santo Antonio do Sudoeste e seriam entregues em Ponta Grossa. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados à Polícia Federal, onde responderão pelo crime de descaminho.

Os veículos foram entregues à Receita Federal do Brasil, onde se procederá a contagem e o levantamento do total apreendido.  O artigo 334 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão, pune o crime de descaminho que consiste em fraude ao pagamento de imposto de importação de produtos adquiridos no exterior.

Cabe ressaltar que o descaminho de vinhos argentinos aumentou exponencialmente nos últimos anos, também motivado pela desvalorização da moeda argentina frente ao real sendo, a maior parte dos vinhos apreendidos no estado procedentes da Argentina pela região fronteiriça do Município de Barracão, sudoeste do estado.

  • Leia também: