PRF resgata cinco jovens perdidos há cinco dias na Serra do Mar

Andreza Rossini


Cinco jovens que estavam perdidos desde a última sexta-feira (27), na Serra do Mar, no Paraná, foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal, na tarde desta terça-feira (31). O grupo havia saído a pé de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na última quinta-feira (26), com destino a Morretes, no litoral do estado.

Os jovens, que tem entre 29 e 45 anos de idade, todos homens, se perderam na trilha que pretendiam seguir. Eles pretendiam chegar até a Estação Marumbi, onde fariam uma das trilhas até o Pico Paraná.  Além da falta de suprimentos, o grupo enfrentou o frio e a chuva. Para evitar hipotermia, precisaram se manter parte do tempo abraçados uns aos outros.  A água da chuva molhou todo o equipamento, inclusive os sacos de dormir, o que fez triplicar o peso que cada um carregava.

O Corpo de Bombeiros solicitou apoio do helicóptero da PRF na manhã de hoje (31), mas as condições climáticas só permitiram o voo após o meio dia.

No início da tarde, a aeronave da PRF se deslocou até o local e, após alguns sobrevoos, localizou o grupo, no Morro do Leão, em Morretes. O último contato deles havia sido feito  por telefone, na segunda-feira (30).

Os jovens não precisaram de atendimento médico, mas o grupo já apresentava sinais de desnutrição e de desidratação. A comida que eles tinham havia acabado na segunda-feira e a reserva de água, na madrugada de hoje.

O helicóptero da PRF fez duas viagens para transportar o grupo e seus equipamentos até a sede do Corpo de Bombeiros em Morretes. Cerca de duas horas antes de avistarem o helicóptero da PRF, eles chegaram a ouvir, à distância, apitos dos bombeiros, que faziam buscas por terra.

https://youtu.be/GLgqGAKN19o

Previous ArticleNext Article