Primavera começa com tempo mais seco no Paraná; veja a previsão

Francielly Azevedo


A primavera começou às 4h50 desta segunda-feira (23) no hemisfério sul. No Paraná, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a tendência é que a estação comece um pouco mais seca que o habitual e termine com chuvas na mesma média dos últimos anos. As temperaturas devem ficar acima da média em todo o estado, conforme a previsão inicial.

Conforme o prognóstico climático para o trimestre, as temperaturas devem registrar valores próximos a acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica, que é a diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o verão se aproxima. O Simepar destaca que as variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas.

As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.

CHUVAS

De acordo com o Simepar, as chuvas no Paraná ao longo da primavera irão acompanhar o comportamento médio histórico, exceto no mês de outubro, que deverá registrar chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de horas a alguns dias.

PREVISÃO DO TEMPO

A semana inicia com temperaturas mais baixas nas regiões central e sul do Estado. No centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) os valores ficam abaixo dos 10°C, com sensação de mais frio por causa do vento. No litoral há muitas nuvens, com chuviscos na serra do Mar durante as manhãs desta semana.

O tempo muda a partir da próxima semana. Curitiba, por exemplo, deve registrar máximas na casa dos 32ºC. No norte do Estado, a cidade de Londrina tem previsão para atingir os 37ºC. Enquanto Maringá pode registrar os 40ºC.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="659080" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]