Primeiras antenas com tecnologia 5G são ativadas no Paraná

A TIM já havia anunciado, em março, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto 'Cidade 5G'.

Redação - 05 de abril de 2022, 15:20

(Foto: Ari Dias/AEN)
(Foto: Ari Dias/AEN)

As primeiras antenas com tecnologia 5G do estado foram ativadas nesta terça-feira (5). Elas estão nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, em Curitiba. No momento, foram disponibilizadas na frequência 2,3 GHz SA. De acordo com um cronograma da Anatel, a frequência 3,5 GHz estará pronta para uso a partir de junho.

A responsável pela operação é a empresa de telefonia TIM. O CEO no Brasil da empresa, Alberto Griselli, esteve reunido com o governador do estado, Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

"A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com cidade e com o estado”, explica Alberto Griselli.

A TIM já havia anunciado, em março, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto 'Cidade 5G'. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.