Primeiro dia do Enem registra 25% de abstenção no Paraná, diz Inep

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba e Fernanda Scholze - BandNews FM

enem, enem 2021, prazo, reaplicação, reaplicação de prova, mec, inep

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 25% de abstenção no Paraná. Pouco mais de 134 mil pessoas estavam inscritas no concurso, entretanto, cerca de 32,2 mil não compareceram. No último Enem o primeiro dia terminou com ausência de mais de 52%. Em todo o país, a abstenção ficou em 26% neste domingo (21). As informações são da BandNews Curitiba.

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, os índices estão dentro da média histórica de abstenção.

“Nosso número daqueles que eventualmente compareceram ao Enem é muito próximo ao que aconteceu no último exame, mostrando que o mais importante não é o número de inscritos, mas sim o número de quem realmente veio fazer a prova”, destacou o ministro.

Nesse primeiro dia, os candidatos responderam a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. O tema deste ano foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h. Os estudantes puderam sair do local de provas às 15h30 sem o caderno de questões e às 18h30 com o caderno.

O segundo dia do exame será no próximo domingo (28). Os participantes resolverão itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os gabaritos até 1º de dezembro, conforme previsto em edital.

Quedas de energia prejudicaram alunos e fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser cancelada na Faculdade Santa Maria da Glória (SMG), em Maringá, na região norte. Segundo os estudantes, foram registradas oscilações antes da aplicação da prova, ontem (domingo, 21), e pelo menos três quedas de energia durante o horário do teste. Antes das 16h, os estudantes foram avisados que a prova no local estava cancelada e que era preciso entrar no site do Enem, solicitar a reaplicação do exame, que a princípio deve acontecer em 9 e 16 de janeiro do ano que vem.

O Inep, responsável pelas provas, confirmou que foi informado sobre o problema de energia, mas ainda não disse se o local está mantido para a aplicação da 2ª fase no próximo domingo (28) e nem quantos estudantes foram impactados pela situação. A reportagem tenta contato com a Faculdade Santa Maria da Glória.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="805162" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]